expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Cattleya lueddemanniana

Cattleya lueddemanniana

Origem: Venezuela.

Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Aprecia meia-sombra. Pode ser cultivada sob árvores ou com telado com proteção de 50% a 70%.

Carcaterísticas: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos fusiformes e sulacados com cerca de 30 centímetros, portando uma folha coriácea, verde-brilhante, com cerca de 25 centímetros de comprimento.

Tipo de substrato: Pode ser plantada diretamente em troncos de árvores, em tocos de madeira ou em cachepôs de madeira com uma mistura de casca de pinho ou peroba com esfagno ou fibra de casca de coco.

Regas: Diárias.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Doenças e pragas: Podem ser atacadas por doenças causadas por fungos como a "podridão-negra" ou a "ferrugem". Quando isso ocorrer, a parte afetada deve ser podada e a planta isolada. Trate com fungicida específico, recomendado por um agrônomo. Como preventivo use, junto com a adubação sulfato de cobre na mistura de um grama por litro de água. Também pode ser atacada por vírus. Nesse caso, o ideal é queimar a planta, pois essas doenças não têm cura. Se for uma planta preciosa demais, deixe-a isolada das outras para não contaminar.

Adubação: Use NPK 10-10-10 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados e boa dosagem de micronutrientes, quinzenalmente.

Floração: Ocorre no outono/inverno. Emite uma haste floral dentro d euma espata no ápice do pseudobulbo, portando de duas a cinco flores com 15 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas lilás-arroxeadas, e labelo da mesma cor, com duas máculas amarelase estrias púrpura-arroxeadas.

Status ecológico: Corre risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: