expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dendrobium pierardii

Dendrobium pierardii

Origem: Índia, China, sul da Malásia, Himalaia e Burma.

Sinônimo botânico: Dendrobium aphylum.

Ambiente: Quente e seco durante o dia e frio e úmido durante a noite. Locais bem ventilados.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Meia-sombra. Pode ser cultivado sob árvores ou com telado com proteção de 50% a 70%.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos delgados e pendentes que podem atingir até 80 centímetros de comprimento. Folhas lanceoladas, alternas, com cerca de 6 centímetros, verde-claro. As folhas caem antes da floração.

Tipo de substrato: Pode ser plantada diretamente em troncos de árvores, em toquinhos de madeira, em vasos cerâmicos e em cachepôs de madeira com casca de peroba ou pinho.

Regas: Uma ou duas vezes por dia na fase de brotação e desenvolvimento dos pseudobulbos e de dois em dois dias no período pré-floração.

Doenças e pragas: Esta espécie apresenta pouquíssimos ataques de doenças.
As pragas mais comuns são os pulgões e percevejos. Faça um controle manual e só em último caso, use inseticidas piretróides.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Use adubos com macronutrientes equilibrados como NPK 20-20-20, por exemplo. Faça a plicação de 15 em 15 dias. Nunca exceda a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Ocorre no fim do inverno e início da primavera. Emite de uma a quatro flores nos entrenós dos pseudobulbos. A flor mede 3 centímetros de diâmetro com pétalas e sépalas rosa-lilacíneas e labelo creme-esbranquiçado, com pequenas linhas púrpuras.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

Nenhum comentário: