expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Pholidota imbricata

Pholidota imbricata

Origem: Sudeste asiático.

Ambiente: Quente e úmido.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: De sombra a meia-sombra.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos de cerca de 5 centímetros e folhas retinervadas entre 15 e 20 centímetros, verde-brilhantes.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada em placas ou palitos de fibra de casca de coco ou em vasos com uma mistura de fibra de casca de coco ou esfagno com casca de pinho ou peroba.

Regas: Diárias.

Doenças e pragas: É uma planta bem resistente a doenças, mas pode ser atacada por doenças fúngicas como a "ferrugem". Use fungicida específico recomendado por um agrônomo. Os insetos que mais atacam essa orquídea são os pulgões, principalmente na fase de brotação. Um controle manual costuma ser o suficiente, mas se o ataque for intenso use detergente líquido diluido em água.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Recomendamos sempre o uso de adubo com macronutrientes equilibrados, principalmente para os iniciantes, como NPK 10-10-10, por exemplo, quinzenalmente.

Floração: Ocorre no fim do inverno e primavera. Emite uma haste floral de cerca de 20 centímetros, portando até 16 flores de 1,5 centímetro de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-pálidas, quase brancas, com labelo de mesma cor e maculado de marrom.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!


Nenhum comentário: