expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Prostechea bueraremense

Prostechea bueraremense

Sinônimos: Anacheilum bueraremense.

Origem: Brasil , no estado da Bahia.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ambiente: Quente e úmido durante o dia, com queda de temperatura à noite.

Luminosidade: Gosta de lugares sombreados. Pode-se usar telado com proteção de 70%.

Características: É uma espécie epífita, com pseudobulbos delgados de cerca de 15 centímetros, com duas folhas lanceoladas, verde-brilhante, coreáceas. Espalha-se de forma um tanto desordenada.

Tipo de substrato: Se adapta bem em palitos de fibra de coco, vasos ou cachepôs com fibra de coco ou esfagno misturado com casca de peroba ou pinho.

Regas: Diárias.

Doenças e pragas: As doenças mais comuns são as causadas por fungos, entre elas a podridão-negra. Em caso de ataque intenso, elimine a planta atacada para que não contamine as outras. Se estiver no início, retire a parte afetada e use fungicidas específicos. Como preventivo use sulfato de cobre junto com a adubação. Em sua fase de brotação pode ser atacada por pulgões. Elimine-os manualmente ou usando detergente líquido misturado com água. Só use inseticidas em caso de ataque muito forte.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Use NPK 20-20-20 ou próximo a isso de dez em dez dias.

Floração: Ocorre na primavera. Emite uma haste floral por entre as folhas, no ápice do pseudobulbo, com cerca de 15 centímetros e portando até 10 flores de 5 centímetros de diâmetro, com pétalas, sépalas e labelo de cor amarelo-creme, pintalgados de marrom-avermelhado, quase púrpura.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!






Nenhum comentário: