expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pragas mais comuns em orquídeas

Ter orquídeas saudáveis e que correspondam com uma bela floração não é uma tarefa complicada, mas exige bastante atenção. Esse artigo visa mostrar algumas das principais pragas que podem infestar nossas orquídeas e como combatê-las. 

Pulgão-das-orquídeas: São pequeníssimos insetos que variam entre 1,5 mm a 3 mm de comprimento, formato arredondado, amarronzados, que se fixam nas folhas , flores e frutos, sugando sua seiva. Normalmente aparecem pontos amarelos no verso das folhas atingidas. Isso pode, se não combatido, levar sua orquídea a perda de força e até à morte. O ideal é o controle manual, usando um cotonete ou uma escova de dentes macia para removê-los e dar um banho de detergente comum.

Pulgão amarelo: Também muito pequenos, invadem o orquidário sempre em colônias, fácil de ser identificado pela coloração amarela. Normalmente sugam toda a seiva de brotos e hastes florais em formação. Apreciam bastante as Laelias e Cattleyas. Pode se usar detergentes para limpeza manual ou usar um inseticida suave próprios para jardinagem. Siga corretamente o modo de aplicação do fabricante para não prejudicar sua orquídea.

Lemas e caracóis: Esses são amplamente conhecidos, mas pouco vistos em ação, uma vez que atacam durante dias muito úmidos e chuvosos ou durante a noite. Se alimentam dos brotos novos e das raízes das orquídeas. Pode se fazer um controle manual, observando bem entre folhas e brotos ou por baixo dos vasos, removendo e eliminando esses animais. Outra dica seria a de colocar cerveja com sal em vasilhas pequenas, como tampas de garrafa pet, em locais estratégicos dentro do orquidário, bem próximo às orquídeas. A cerveja atrai as lesmas e caracóis e o sal desidrata-os.  

Vespa-das-orquídeas: É outro inseto difícil de ser detectado por causa do seu tamanho e por ser voador, muito parecido com mosquitos. A fêmea tem cerca de 4 mm de comprimento. Depositam seus ovos nos brotos novos das orquídeas, principalmente das Cattleyas. As larvas são brancas e  se alimentam do interior dos pseudobulbos brotantes, deixando-os inchados, frágeis e escuros. O broto desenvolve-se defeituoso, e dependendo da infestação, nem cresce, levando sua orquídea à morte. Infelizmente, a melhor forma de tratar desse tipo de praga é a remoção total desse broto e a sua queima, para evitar que haja uma próxima geração de insetos. Pulverize sua planta com um inseticida piretróide, facilmente encontrado em lojas de produtos de jardinagem, não deixando de seguir as normas do fabricante, tanto quanto à dosagem, quanto a equipamentos de segurança pessoal.

Cochonilhas: Facilmente identificáveis, com ou sem carapaça protetora, pois são embranquiçados e vivem em colônias que podem até parecer um mofo branco. Pode ser feito um controle manual lavando-se a orquídea inteira usando uma escova de dentes macia e detergente comum. Faça um controle periódico usando inseticida piretróide, independente da marca. 

Percevejo-das-orquídeas: Têm cerca de 5 ou 6 mm de comprimento, têm asas escuras e borda do corpo alaranjada, parecendo um filhote de barbeiro. Normalmente se escondem quando sentem a aproximação das pessoas. Sugam a planta, deixando manchas amarelas, e se não forem combatidos, vão enfraquecendo a planta até levá-la á morte. Pulverize a planta com inseticidas piretróides ou clorofosforados.


                                                       Foto: Daniel Carvalho Gonçalves             (  Híbrido de Phalaenopsis )


Como vimos, cuidar das orquídeas exige bastante atenção, uma vez que detectados os problemas, esses são facilmente combatidos. 
Bom cultivo.
Abraço!

Nenhum comentário: