expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

domingo, 29 de julho de 2012

Cattleya Bicolor

A Cattleya Bicolor é uma flor com característica diferente, pois, parece uma pessoa mostrando a língua.

                                                                                             Cattleya Bicolor

Local de origem: Desde o vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, Brasília, Goiás, até o litoral sul de São Paulo. Ocorre á beira de rios e grotas, em altitudes médias de 200 a 800 metros acima do nível do mar.
Clima ideal: Quente, mas com bastante umidade ambiente.
Luminosidade: Meia-sombra.



Substrato ideal: Pode ser plantada em vasos de barro, usando esfagno, casca de coco ou brita, ou plantar em tocos de madeira, desde que que bem regadas. Embora gostem de lugares úmidos nao tolera ficar com as raízes encharcadas.

Adubação: NPK 20-20-20 a cada 15 ou 20 dias.

A floração acontece no fim do verão, e, conforme visto nas fotos que acompanham o texto, pode variar entre tons verdes ou marrons. Há, ainda, a variedade alba, muito rara e maior dificuldade para cultivo.
Grande abraço!





sexta-feira, 20 de julho de 2012

Temperatura, umidade e luminosidade no cultivo de orquídeas

As orquidáceas, no geral, gostam de ambientes quente e úmidos. Gostam de temperaturas entre 15 e 30 graus celsius. Preferem, também, umidade sempre superior a 30%.
Nos dias mais quentes ou em dias de umidade relativa do ar inferior a isso, podem desidratar, sendo aconselhável molhar o piso de onde estiverem ou borrifar água diretamente nas orquídeas.

                                                                           Cattleya Harissoniana tipo

A luminosidade do ambiente depende de cada tipo de orquídea.
As espécies que gostam de sol direto são: Catasetuns, Dendrobiuns em geral, Oncidiuns, Laelias rupícolas, etc. Aquelas que gostam de meia-sombra são as Cattleyas, Coelogines, Híbridos em geral, Hadrolaelias, Batistonias e sophronitis. As que gostam de sombra são as microorquídeas, Paphiopediluns, Stanhopeas, Zigopetaluns, Pabstias, etc. Para cultivo bem sucedido pode-se usar sombrite entre 50% e 80% de proteção. Continuem conosco porque muitas e importantes informações serão dadas, contribuindo muito para o sucesso com suas orquídeas. Um grande abraço!

domingo, 15 de julho de 2012

HÁBITATS DE ORQUÍDEAS

Orquídeas, tanto as espécies quanto os híbridos originados do cruzamento de espécies, são capazes de viver em vários tipos de ambientes, inclusive, se adaptando, às vezes, a mais de um tipo de ambiente e substrato. Vejamos:

                                                                       Cattleya Walkeriana, espécie epífita

Epífitas: São orquídeas que vegetam sobre as árvores. Não são parasitas conforme alguns creem, uma vez que elas utilizam nutrientes do ar, da chuva, de restos depositados sobre as cascas das árvores e realizam a fotossíntese utilizando a luz solar, criando, assim, alimento para se mesma. Então, elas não sugam a seiva das plantas hospedeiras, não fazendo nenhum mal a elas.

Rupícolas: São espécies que vivem sobre pedras e rochas, muitas vezes em alta temperatura. Fixam nos líquens e nas folhagens decompostas .

                                                                                       Espécie rupícola

Terrestres: São espécies que vivem no solo.Algumas até mesmo são usadas em paisagismo.

                                                                       Epidendrum secundum, espécie terrestre

Existe uma infinidade de temas sobre essas magníficas plantas que serão abordadas pouco a pouco, preparando o leitor para cultivá-las e se brindar com belas florações.
Um grande abraço!

ORQUÍDEAS DE TODO O MUNDO

O objetivo desse blog é trazer informações para quem curte o cultivo dessas plantas maravilhosas.

                                                                                  Cattleya bicolor

 Traremos, de forma simples e objetiva, informações sobre como cultivar orquídeas. Substratos, ambiente, regas, adubação, etc.


                                                                 Sophonitis cernua

No espaço para comentários, o leitor poderá tirar dúvidas ou solicitar informações.
SEJAM BEM VINDOS AO INCRÍVEL MUNDO DAS ORQUÍDEAS!