expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Cattleya aurantiaca

Cattleya aurantiaca

Origem: México e El Salvador.

Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Gosta de maia-sombra. Pode ser cultivada sob árvores ou usando-se telado com proteção entre 50% e 70%.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos com cerca de 8 centímetros de comprimento, portando duas folhas coreáceas, lanceoladas, verde-brilhantes.

Tipos de substrato: Pode ser plantada diretamente em troncos de árvores, principalmente as de casca rugosa, ou em vaos cerâmicos ou cachepôs de madeira, com uma mistura de casca de pinho ou peroba e fibra de casca de coco.

Regas: Diárias.

Doenças e pragas: As doenças mais comuns são aquelas causadas por fungos como a "podridão-negra" e a "ferrugem". A parte afetada deve ser podada e a planta isolada, para não contaminar outras planats. Aplique um fungicida específico, recomendado por um agrônomo. Como preventivo, aplique um grama de sulfato de cobre por um litro de água juntamente com a adubação.
As pragas mais comuns são as cochonilhas. Combata-as usando inseticidas piretroides.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Aplique adubo com macronutrientes equilibrados e boa dosagem de micronutrientes como o NPK 10-10-10, por exemplo, de 15 em 15 dias. Siga sempre a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Ocorre no inverno. Emite uma haste floral no ápice dos pseudobulbos com até 5 flores de 6 centímetros de diâmetro, com sépalas, pétalas e labelo na cor amarelo-ouro.

Status ecológico: Corre risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Cattleya lueddemanniana

Cattleya lueddemanniana

Origem: Venezuela.

Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Aprecia meia-sombra. Pode ser cultivada sob árvores ou com telado com proteção de 50% a 70%.

Carcaterísticas: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos fusiformes e sulacados com cerca de 30 centímetros, portando uma folha coriácea, verde-brilhante, com cerca de 25 centímetros de comprimento.

Tipo de substrato: Pode ser plantada diretamente em troncos de árvores, em tocos de madeira ou em cachepôs de madeira com uma mistura de casca de pinho ou peroba com esfagno ou fibra de casca de coco.

Regas: Diárias.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Doenças e pragas: Podem ser atacadas por doenças causadas por fungos como a "podridão-negra" ou a "ferrugem". Quando isso ocorrer, a parte afetada deve ser podada e a planta isolada. Trate com fungicida específico, recomendado por um agrônomo. Como preventivo use, junto com a adubação sulfato de cobre na mistura de um grama por litro de água. Também pode ser atacada por vírus. Nesse caso, o ideal é queimar a planta, pois essas doenças não têm cura. Se for uma planta preciosa demais, deixe-a isolada das outras para não contaminar.

Adubação: Use NPK 10-10-10 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados e boa dosagem de micronutrientes, quinzenalmente.

Floração: Ocorre no outono/inverno. Emite uma haste floral dentro d euma espata no ápice do pseudobulbo, portando de duas a cinco flores com 15 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas lilás-arroxeadas, e labelo da mesma cor, com duas máculas amarelase estrias púrpura-arroxeadas.

Status ecológico: Corre risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Oncidium obrisatum

Oncidium obrisatum

Origem: América central.

Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Gosta de meia-sombra. Pode ser cultivado sob árvores ou usando-se telado com proteção de 70%.

Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos lanciformes, achatados na lateral, vincados, com duas ou três folhas lanceoadas de 30 centímetros, verde-claras.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada diretamente em troncos de árvores ou em tocos de madeira, de preferência de casca enrugada.

Regas: Em dias frios, uma vez por dia; em dias quentes, duas vezes por dia.

Doenças e pragas: É uma orquídea bastante resistente a doenças. A praga mais comum são os pulgões, principlamente em sua fase de brotação dos pseudobulbos novos e da haste floral. O controle pode ser feito manualmente ou usando-se detergente líquido diluído em água.



                      Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Use NPK 20-20-20 semanalmente. Nunca exceda a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Ocorre no inverno/primavera. Emite uma haste floral ao lado do pseudobulbo com até 80 centímetros, portando até uma centena de flores de dois centímetros de diâmetro, amarelas.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço orquidófilo!