expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Dendrobium anosmum

Dendrobioum anosmum

Origem: Sudeste da Ásia, Sri lanka e Nova Guiné.

Ambiente: Gosta de locais quentes e secos durante o dia e frios e úmidos durante a note, bem ventilados.

Luminosidade: Gosta de locais com boa luminosidade. Pode ser cultivada sob árvores ou usando-se telado de proteção entre 50% e 70%.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos de até 50 centímetros com folhas alternas, lanceoladas, verde-brilhantes.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada diretamente em troncos de árvores, em vasos cerâmicos ou cachepôs de madeira com fibra de casca de coco misturada com casca de pinho ou peroba.

Regas: Diárias. deve-se apenas observar que a partir do mes de julho essa rega deve ser limitada a tres ou quatro vezes por semana, voltando ao normal depois da brotação dos botões florais.

Doenças e pragas: É bastante resistente a doenças.
As pragas mais comuns são os pulgões. esses podem ser controlados usando-se detergente líquido diluído em água.




    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos



Adubação: Use adubo com macronutrientes equilibrados como NPK 10-10-10, por exemplo, e que tenham boa dosagem de micronutrientes, de 15 em 15 dias.

Floração: Ocorre entre os meses de setembro e outubro. Emite pequenas hastes florais nos entrenós dos pseudobulbos, portando até 3 flores em cada entrenó. Flores com todos os seguimentos lilás e labelo com uma tonalidade lilás mais escura no centro.

Status ecológico: Sem risco de extinção.
Abraço orquidófilo!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Hexizea imbricata

Hexizea imbricata

Sinônimo botânico: Scaphyglotis imbricata.

Origem: México, América Central e América do Sul.

Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.

Luminosidade: Gosta de meia-sombra. Pode ser cultivada  sob árvores ou usando-se telado com proteção de 70%.

Características: É uma orquídea de hábitos epífitas ou rupícolas. Apresenta crescimento desorientado, com pseudobulbos de cerca de 6 centímetros, com folhas lanceoladas, alternas, de cerca de 20 centímetros, verde-brilhantes. É uma espécie de difícil cultivo.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Tipos de substratos: Pode ser cultivada diretamente em troncos de árvores ou em cachepôs de madeira com uma mistura de fibra de casca de coco e casca de pinho ou peroba.

Regas: Diárias. É muito importante manter a umidade do local.

Doenças e pragas: A doença mais comum é a "ferrugem", causada por fungo. Em casos assim, é melhor podar a parte afetada e isolar a planta. Combata usando fungicida específico, recomendado por um agrônomo. 
As principais pragas são as cochonilhas e percevejos. Use inseticida piretroide.

Floração: Ocorre no verão/outono. Emite uma haste floral no ápice dos pseudobulbos, portando até 7 flores de 3 centímetros de diâmetro com todos os segmentos vermelhos.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço orquidófilo!

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Vanda lamellata

Vanda lamellata

Origem: Taiwan, Borneo e Filipinas.

Ambiente: Quente, bastante úmido e bem ventilado.

Luminosidade: Prefere locais com boa luminosidade. O ideal é que esta varie entre 50% e 70%.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É uma orquídea epífita, de crescimento monopodial (cresce na vertical), raízes, em sua maioria, aéreas, folhas lanceoladas, vincadas, alternas, verde-brilhantes.

Tipo de substrato: Gosta de cachepôs de madeira com pouco substrato, que pode ser casca de pinho ou de peroba. Suas raízes são aéreas, pois necessitam de boa respiração.

Regas: Em dias frios, uma vez por dia; em dias quentes, duas ou três vezes por dia.

Doenças e pragas: É uma orquídea bem resistente a doenças, mas pode ser atacada por doenças fúngicas como a "ferrugem". Use fungicida específico, recomendado por um agrônomo.
As pragas mais comuns são as cochonilhas e pulgões, principalmente em sua fase de brotação. No caso dos pulgões, combata-os com detergente líquido diluído em água. As cochonilhas precisam de inseticidas piretroides ou óleo de nim.




    Foto: Evandro Carlos ferreira dos Santos


Adubação: Use NPK 20-20-20 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados de 15 em 15 dias. Tome cuidado de molhar bastante as folhas e raízes. Unca exceda a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Acontece no verão, mas pode surgir mais de uma vez por ano se estiver saudável. Emite uma haste floral nas axilas das folhas, com cerca de 30 centímetros, portando até 15 flores de 6 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-creme, fortemente maculadas de marrom. Labelo pequeno, marrom com detalhe lilás.

Status ecológico: Raro, mas sem risco de extinção.

Abraço orquidófilo!


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Brassavola nodosa

Brassavola nodosa

Origem: Brasil, México, guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Venezuela.

Ambiente: Quente e úmido.

Luminosidade: Gosta de ambientes sombreados. Pode ser cultivada sob árvores bem copadas ou usando-se telado com proteção de 80%.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É uma orquídea epífita, com pseudobulbos curtíssimos, folhas cilíndricas, lanceoladas, vincadas longitudinalmente, verde-brilhantes.

Tipos de substratos: pode ser cultivada diretamente em troncos de árvores, em palitos de casca de fibra de coco ou em toquinhos de madeira.

Regas: Em dias frios, uma vez por dia; em dias quentes, duas vezes por dia.

Doenças e pragas: Raramente é acometida de alguma doença, normalmente causadas por fungos. use sulfato de cobre na proporção de um grama por litro de água, juntamente com a adubação  uma vez por mês.
As pragas mais comuns são as cochonilhas que se abrigam entre as bainhas na base das folhas. use insetcida específico ou óleo de nim.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira da Silva


Adubação: Use NPK 10-10-10 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados de 15 em 15 dias. Nunca exceda a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Ocorre no verão/outono. Emite uma haste floral na base da folha, por entre a bainha, com cerca de 20 centímetros de comprimento, portanto até 5 flores de 6 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas delgadas, branco-esverdeadas e labelo cordiforma, largo, branco.

Status ecológico: Sem risco de extinção.
Abraço orquidófilo!