expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Meiracylium trinasutum

Meiracylium trinasutum

Origem: México, Guatemala e El Salvador.

Ambiente: Quente, úmido e bem ventilado.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Gosta de locais bem sombreados.

Características: É uma orquídea epífita, sem pseudobulbos, de crescimento meio desordenado, com folhas arredondadas, coreáceas, verde-brilhantes.

Tipo de substrato: Palitos ou placas de fibra de casca de coco.

Regas: Diárias. E é importante manter a umidade do ambiente.

Doenças e pragas: É bastante resistente a doenças. Pode ser atacada por pragas como os pulgões e cochonilhas, que podem ser combatidas manualmente ou usando-se detergente líquido diluído em água. Só use inseticidas em caso de ataque muito intenso.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Use adubo com macronutrientes equilibrados como NPK 20-20-20, por exemplo, quinzenalmente.

Floração: Ocorre no fim do inverno e início da primavera. Emite uma haste floral com até 15 flores com pétalas e sépalas lilás e labelo lilás em tom mais forte, pintalgadas.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Pleurothalis grobii

Pleurothalis grobii

Origem: É encontrada em toda a América Latina.

Ambiente: Quente e úmido.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Gosta de locais sombreados.

Características: É uma micro-orquídea epífita, sem pseudobulbos, com folhas lanceoladas, coreáceas, verde-brilhante. Normalmente forma pequenas touceiras.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada em palitos de fibra de casca de coco ou em vasos plásticos usando fibra de casca de coco e casca de pinho ou peroba.

Regas: Diárias.

Doenças e pragas: É uma orquídea bastante resistente a doenças. As pragas mais comuns são as cochonilhas e percevejos. Para combatê-las use detergente líquido diluído em água. Em último caso, use inseticidas piretroides.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Use adubo com macronutrientes equilibrados como NPK 10-10-10, por exemplo, de 15 em 15 dias. Pode-se usar também adubo orgânico, porém, deve-se ter atenção especial para ocorrência de doenças causadas por fungos ou bactérias.

Floração: Ocorre no fim do inverno e início da primavera. Emite uma pequena haste floral portando de 3 a 5 flores de 0,7 centímetro de cor verde-amarelado.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço orquidófilo!

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Encyclia patens

Encyclia patens

Origem: Brasil, nas serras litorâneas, desde o Rio Grande do Sul até a Bahia.

Ambiente: Quente e seco durante o dia, com queda de temperatura e aumento de umidade à noite. Locais com boa ventilação.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Aprecia boa luminosidade. Pode ser cultivada sob telado com proteção entre 30% e 50%.

Características: É uma orquídea epífita com pseudobulbos alongados com cerca de 6 centímetros de altura, com duas folhas estreitas, coreáceas e quilha na parte central com 30 centímetros de comprimento, em média.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada em tocos de madeira ou em cachepôs de madeira com casca de pinho ou peroba.

Regas: Diárias.

Doenças e pragas: É uma orquídea bem resistente a doenças, mas se for cultivada sob muita umidade ou em substrato que permaneça muito tempo encharcado, pode ser atacada por doenças fúngicas como a "podridão-negra". Nesse caso o melhor é podar a parte afetada e isolar a planta para que não contamine outras. Deve-se usar um fungicida específico recomendado por um agrônomo.
As pragas mais comuns são os pulgões e as cochonilhas que podem ser combatidas usando-se detergente líquido diluído em água. Em último caso, use inseticidas piretroides.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Deve ser periódica. De 15 em 15 dias para manutenção e semanalmente na fase de brotação. Use NPK 20-20-20 ou outro adubo com macronutrientes equilibrados.

Floração: Floresce na primavera/verão. Emite uma haste floral no ápice do pseudobulbo, entre as folhas, com cerca de 50 centímetros de altura, portando até 30 flores de 3 centímetros de diâmetro com sépalas e pétalas esverdeadas e labelo trilobado, amarelado e reticulado de vermelho.

Status ecológico: Corre risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Dendrobium pierardii

Dendrobium pierardii

Origem: Ásia.

Ambiente: Quente e seco durante o dia e frio e úmido durante a noite. Aprecia boa ventilação.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Intensa. Pode ser cultivada sob árvores pouco frondosas ou sob telado com proteção entre 30% e 50%.

Características: É uma orquídea epífita, com caule delgado e pendente de até 80 centímetros, com folhas lanceoladas verde-claro.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada diretamente nos troncos de árvores, em tocos de madeira ou em cachepôs de madeira com casca de pinho ou peroba.

Regas: As regas podem ser diárias do final da floração até o meio da nova brotação. Nos meses que antecedem a floração (entre maio e julho) as regas devem ser diminuídas para duas ou três vezes por semana. Isso evita que, ao invés de florir, ela brote.

Doenças e pragas: Em condições normais de cultivo, dificilmente é atacada por doenças. Na fase de brotação ou crescimento dos botões florais, pode ser atacada por pulgões ou percevejos. Pode ser feito o controle manual ou usando-se detergente líquido diluído em água, no caso dos pulgões. No caso dos percevejos, use inseticidas piretroides.



                      Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Use adubos com macronutrientes equilibrados como NPK 10-10-10, por exemplo, de 15 em 15 dias. Nunca esqueça de seguir a dosagem recomendada pelo fabricante.

Floração: Ocorre do meio ao fim do inverno. Emite de 1 a 5 flores em cada entrenó dos caules, podendo ter até 30 flores em cada caule. Sua flor mede 5 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas rosa-claro, com labelo rosa-claro com o interior amarelado.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Dendrobium anosmum

Dendrobium anosmum

Origem: Malásia, Laos, Vietnã, Filipinas e Indonésia.

Ambiente: Quente e seco durante o dia, frio e úmido durante a noite. Gosta de locais bem ventilados.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Gosta de locais com boa iluminação. Pode ser cultivado em árvores ou sob telado com proteção entre 30% e 50%.

Características: É uma orquídea epífita, com caules de até 1,20 de comprimento, pendentes, com folhas alternas, lanceoladas, verde-brilhante.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada em tocos de madeira, em troncos de árvores ou palitos e placas de fibra de casca de coco.

Regas: Diárias.

Doenças e pragas: Cultivada em condições ideais, raramente é atacada por doenças. A praga mais comum são os pulgões, principalmente na fase de brotação e botões florais. O combate pode ser feito usando-se detergente líquido diluído em água. Use inseticidas apenas em última instância.




    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Use NPK 20-20-20 ou qualquer outro adubo com macronutrientes equilibrados de 15 em 15 dias.

Floração: Ocorre no fim da primavera. Emite de 1 a 4 flores nos entrenós dos caules. As flores medem 7 centímetros de diâmetro e possuem pétalas e sépalas lilás, com o labelo um pouco mais escuro.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Abraço orquidófilo!