expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Chysis bractescens

Chysis bractescens

Origem: México, Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras e Nicarágua.

Ambiente: Quente (temperatura constante) e com bastante umidade.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Gosta de meia-sombra. Pode ser cultivada sob árvores ou com telado com proteção de 50%.

Características: É uma orquídea com hábitos epífitas, com pseudobulbos de até 20 centímetros de comprimento e folhas lanceoladas de cerca de 10 centímetros, verde-brilhante. Quando os pseudobulbos estão maduros, perdem as folhas.

Tipo de substrato: Pode ser cultivada em tocos de madeira, em palitos de fibra de coco ou em vasos cerâmicos ou plásticos com casca de pinho ou peroba.

Regas: Nos tocos de madeira ou nos vasos cerâmicos, pode ser regada até duas vezes por dia, principalmente nos dias muito quentes. Nos dias frios ou em vasos plásticos e palito de fibra de coco, pode ser regada uma vez por dia.

Doenças e pragas: É uma orquídea bastante resistente a doenças, desde que se tenha o cuidado de não deixar o vaso encharcado. Sua principal praga são os pulgões que atacam suas brotações. Normalmente são controlados manualmente ou usando-se detergente diluído em água. Apenas quando o ataque for muito intenso use inseticidas específicos.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: Use adubos com macronutrientes equilibrados, como NPK 20-20-20 ou NPK 10-10-10, por exemplo, de dez em dez dias.

Floração: Ocorre na primavera. Emite uma haste floral curta com três a cinco flores de cerca de 6 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas brancas e labelo branco com o centro amarelo.

Status ecológico: Em risco de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Oncidium nanum

Oncidium nanum

Origem: Brasil, na Amazônia.

Sinônimos científicos: Trichocentrum nanum, lophiaris nana e Oncidium patulum.

Ambiente: Temperatura quente constante (entre 25 e 30 graus) e bastante umidade.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Prefere lugares sombreados, com proteção até de 80%.

Características: É uma orquídea com hábitos epífitas, sem pseudobulbos, com folhas coreáceas, crescendo em pequenas moitas, verde-claro a verde-brilhante, dependendo da luminosidade, pintalgadas de marrom.

Tipo de substrato: Palitos de fibra de casca de coco ou vasos plásticos com fibra de casca de coco ou casca de peroba ou pinho.

Regas: Diárias.

Doenças e pragas: Suas principais doenças são causadas por fungos devido a umidade exigida. O ideal em caso de ataque é remover a parte afetada, tratá-la com um fungicida específico receitado por um agrônomo e isolar a planta para que não contamine as outras.
A praga que mais ataca essa orquídea são as cochonilhas, insetos sugadores que se alojam em suas folhas. Combata-as manualmente ou use um inseticida piretroide se o ataque for intenso.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos



Adubação: Use adubos com macronutrientes equilibrados como, por exemplo, NPK 20-20-20, quinzenalmente.

Floração: Floresce na primavera. Emite uma haste floral de até 18 centímetros, com flores em abundância, amarelas e com labelo pintalgado de vermelho.

Status ecológico: Em vias de extinção na natureza.

Abraço orquidófilo!